# aula

inaugural

Mas afinal,
o que é maker?

bem vindos,

Vocês sabem o que é a cultura maker?

E como ela se relaciona com a educação?

Calma, nesta aula vamos falar um pouco sobre tudo isso e ainda explicar:

  • Quem somos nós, o Nave à Vela,
  • O que é a nossa plataforma de atividades online, o NAV Digital.

Além disso, no final damos algumas dicas de materiais e ferramentas que usamos nas aulas e que você já pode ir preparando aí na sua casa.

BORA LÁ?

cada aula,
uma nova descoberta

as atividades do nav digital são dividas em 2 momentos diferentes, vamos entender melhor?

AULA DE REPERTÓRIO MAKER ​​

• O objetivo dessa aula é te introduzir no tema que vamos aprender, criar e inventar. Nessa aula, temos uma atividade maker guiada, assim você desenvolve seu repertório para se tornar um maker inovador.  

AULA DE PROJETO CRIATIVO

• Aqui, o foco é estimular o aprofundamento no tema e criar um projeto usando a sua criatividade e tudo que já foi aprendido como base. 

#antes de começar ...

Lembre-se de ir guardando materiais interessantes...

… tipo papelão, caixinhas de plástico, embalagens. SIM, a gente acha essas coisas legais! E esperamos que depois de um tempo você também ache! Mas lembra que é importante higienizar eles antes de guardar. A gente não quer cultivar insetos na sua casa xD. 

Antes de cada aula já separe também algumas ferramentas...

… que você tem por aí: lápis, tinta, canetinhas, régua, tesoura sem ponta, cola, fita adesiva. A gente vai se virando com o que tiver, mas se tudo já estiver na mão facilita 😉

Mantenha um cantinho confortável, silencioso e no qual...

… você possa fazer uma baguncinha (e depois arrumar tudo, tá bem?) sem atrapalhar as pessoas que estão com você. Vale sempre avisar e perguntar para quem está perto de você se tudo bem fazer uma coisa muito diferente.

# PERGUNTAS FREQUENTES!

A primeira divisão é entre a faixa etária, para você não ficar com uma aula muito complexa ou simples demais. Dividimos entre Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano). Dentro de cada segmento temos as aulas divididas por temas com aqueles 2 momentos diferentes: o mão na massa guiado e o desafio livre.

Em toda aula é disponibilizada uma lista de materiais que serão utilizados. Mas não se preocupe se você não tiver todos aí na sua casa, não precisa sair para comprar. A adaptação faz parte de ser maker, então a gente incentiva você a se virar com o que tem e buscar sempre alternativas criativas. E é claro que a gente também dá umas dicas durante a aula para te ajudar!

Se você quiser, basta procurar o link da atividade que perdeu por aqui, elas estão todas liberadas. Avise também sua educadora ou educador, que mesmo que não tenha visto no momento inicial conseguiu correr por fora e realizar a atividade. Certeza que ela ou ele vai ficar super feliz!

contexto

ASSISTA AO VÍDEO PARA DESCOBRIR UM POUCO SOBRE O UNIVERSO DA CULTURA MAKER

O movimento maker é gigante hoje em dia e a gente quer usar seus pilares  para uma educação um pouco diferente. A gente quer que vocês aprendam de um jeito divertido, colocando a mão na massa e questionando tudo que acharem preciso. Vem descobrir uma cultura onde a colaboração e o erro fazem parte do processo e deixam tudo ainda mais legal!

Em todas as nossas atividades temos um vídeo de contextualização

Nele a gente traz o tema da atividade através de várias curiosidades interessantes e também propomos alguns questionamentos para que você aprenda refletindo e se divertindo.

missão cumprida

Depois de cada parte da atividade existe um box chamado #MISSÃO CUMPRIDA. Nele você pode enviar uma foto ou pequeno vídeo do resultado do seu trabalho.

Compartilhar é uma das partes mais legais do maker!

Manda  para gente, pros amigos, mostra  para família. Vai que alguém tem uma ideia legal  para contribuir pro seu projeto? Do nosso lado, é importante saber se você está gostando do conteúdo, se faz sentido, se está muito difícil, enfim… pode soltar o verbo quando enviar a sua produção. Nunca te pedimos nada, mande seus projetos  para gente! 

ASSISTA AO VÍDEO PARA entender como enviar sua atividade!

compartilhe com a gente!

A gente espera que você tenha entendido um pouco mais o nosso projeto e consiga começar seu pequeno inventário de possíveis itens maker =).

E se ainda tem algo que não está claro ou tem alguma ideia para contribuir, solta o verbo aqui!