anos iniciais

Navegue abaixo pelas atividades do 1º ao 5º ano. Você pode acessar as atividades sempre que quiser e compartilhar o link com seus alunos.

busca rápida

Você também pode pesquisar as atividades por aqui, seja por uma palavra-chave, ou até mesmo pelo componente curricular que procura!

#atividades

Logo abaixo, você encontrará diversas aulas divididas em blocos de 50 minutos. Todas as aulas possuem pares que funcionam tanto de forma independente, como de forma conjunta. Recomendamos que as aulas sejam feitas na ordem proposta, mas você pode escolher qual o melhor jeito de aplicar para seus alunos!

#RECADO ANIMADO | Rede das canetinhas unidas

Conheceremos a história de Azulito e Violeta, as canetinhas da Laila e do Cauê que deixaram de se ver por causa do isolamento social. Vamos descobrir como eles se adaptaram para matar as saudades, mantendo-se unidos mesmo com a distância, e aprender a fazer um recado animado!

Acessar atividade >>

#MEXE REMEXE | Vai e vem

Os alunos vão conhecer a história da Laila, uma menina que, por desejar nunca mais fazer exercícios, acaba sendo transformada em uma múmia por 3 mil anos. Apesar do desejo inicial, ela entende o tanto de coisa ruim que pode acontecer se alguém fica sem se mexer. Para voltar ao normal, construiremos um vai e vem, uma forma de alongar e fazer exercícios que pode ser bem divertida.

Acessar atividade >>

#VOANDO ALTO | Aviãozinho de papel

Nesta atividade, os alunos conhecerão o corajoso Leão, um camaleão que adora andar pelos céus em um balão. Lá em cima ele encontra a aviadora Amelia Earhart e, inspirado por ela, constrói sua própria aeronave. Entendendo melhor conceitos da aerodinâmica, os alunos vão criar aviõezinhos de papel superpotentes.

Acessar atividade >>

#VOANDO ALTO | As aeronautas

Depois de conhecer Amelia, os alunos serão apresentados a outras aeronautas pioneiras em suas carreiras. Com esses exemplos em mente, eles serão desafiados a fazer suas próprias pesquisas sobre mulheres incríveis e construir seus meios de transporte.

Acessar atividade >>

#NATUREZA | Eco o que? Ecossistema

Com a historinha do Chico, um mico-leão-dourado que viu seu habitat diminuir de tamanho por causa de uma obra dos seus vizinhos humanos, os alunos poderão entender a importância da preservação do meio ambiente original e seus ciclos. No Mão na Massa, eles vão construir um bebedouro de beija-flor para ajudar esses outros seres que também sofrem com a falta da natureza.

Acessar atividade >>

#NATUREZA | Lixo orgânico

Agora que os alunos já sabem a importância dos ciclos na natureza, eles serão convidados a ressignificar o lixo orgânico que produzem. Será que cascas de fruta e restos de comida têm o melhor tratamento ao ir para o lixo? Os alunos serão desafiados a descobrir outras soluções.

Acessar atividade >>

#COMUNICAÇÃO | Viajando no universo do comunicar

Nesta atividade, os alunos conhecerão Astolfo, um viajante espacial supercurioso de aprender novas formas de se comunicar. Pelo espaço, ele conhece habitantes que se falam por meio de desenhos, em outro idioma, e, no meio da aventura, precisa entender até braille! Aqui, os alunos construirão uma reglete e aprenderão como se comunicar em braille e ajudar o Astolfo a voltar para casa.

Acessar atividade >>

#COMUNICAÇÃO | Sentimentos do corpo

Depois de uma aventura espacial, Astolfo volta para casa, mas ainda quer conhecer mais formas de comunicação. Neste momento, os alunos aprenderão mais sobre a Libras e como expressar sentimentos por meio dessa língua, além de criar seus próprios gestos para externar o que sentem.

Acessar atividade >>

#POVOS INDÍGENAS | Brincando de peteca

Na atividade desta semana, falaremos sobre os povos indígenas e sua imensa diversidade cultural. O tema será explorado por meio da contação de um mito dos Huni Kuin, povo nativo brasileiro que vive na região do Acre e do Peru. Depois, os alunos vão construir uma peteca, que é um brinquedo de origem indígena.

Acessar atividade >>

#POVO INDÍGENAS | Arte tradicional

Nesta segunda parte, vamos continuar falando da riqueza cultural dos indígenas, mas o foco agora será as artes produzidas por vários povos. O desafio será a criação de um grafismo após a pesquisa e o entendimento do seu significado para um grupo indígena.

Acessar atividade >>

#RITMOS | Batuque regional

Por meio das histórias de Rita, uma musicista que decidiu sair viajando pelo país, os alunos entrarão em contato com ritmos tradicionais do Brasil. Eles serão apresentados a uma parte da diversidade e às raízes de nossos ritmos. No Mão na Massa, serão convidados a construir um maracá.

Acessar atividade >>

#RITMOS | Sentindo a música

Não dá pra falar de ritmos sem mencionar a dança. Então, nesta atividade, vamos tentar entender como a música pode mexer com as nossas emoções e também com o nosso corpo! Os alunos serão desafiados a criar vídeos com coreografias para nossos ritmos tradicionais.

Acessar atividade >>
#disponível
em breve!

Sua privacidade é importante para nós

A plataforma “Nav Digital” é um software do Nave à Vela para disponibilização de atividades e aulas maker online para alunos do 1o ao 9o ano do Ensino Fundamental. Nosso AVISO DE PRIVACIDADE explica brevemente como os seus dados pessoais  são utilizados na nossa plataforma.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como utilizamos os seus dados, por favor acesse a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, consulte a sua Instituição de Ensino, ou fale conosco pelos nossos canais de contato.

Você já cadastrou a sua escola no NAV Digital?
Com ele, você tem acesso a:

Uma trilha formativa, Relatórios de atividade com os links curriculares com a BNCC, Materiais de comunicação e muito mais!