Experimente o Maker
na Base da sua escola!

Conheça uma amostra dos
nossos materiais didáticos e
descubra como decolar com o
maker no currículo escolar

Nossa metodologia leva o maker para o contexto da sua escola, desenvolvendo competências de forma prática.

Que tal promover um aprendizado mais significativo, que engaja, diverte e encanta seus alunos?

Quer conhecer com mais detalhes?
Inscreva-se e obtenha uma amostra dos nossos materiais!

O Universo Maker

Encontramos no maker uma forma de cumprir nosso propósito: construir, em parceria com a escola, uma Cultura de Inovação. Com ele, promovemos um aprendizado mais significativo, com foco no desenvolvimento integral do aluno. 


Depois de nos aprofundar no universo maker, consolidamos 4 competências que, para nós, traduzem sua essência. E para desenvolvê-las, criamos a Base Curricular para Cultura de Inovação – ou BCCI. Com ela e nossas coleções didáticas, levamos o maker para a base da sua escola de forma flexível para que você possa adaptá-la de acordo com o contexto da sua instituição.

Quer saber como isso funciona na prática? Confira!

Base Curricular para Cultura de Inovação (BCCI)

Objetivos

Com a Base Curricular para Cultura de Inovação, vamos ajudar a escola a promover seu próprio meio inovante. E como meio inovante, entendemos a relação entre pessoas, espaço físico e espaço digital.

Além disso, temos a missão de, com ela, potencializar o aprendizado do aluno e desenvolver nele competências maker e socioemocionais, como empatia, colaboração e autonomia.

Abordagens e metodologias

Para promover esse desenvolvimento de competências, permanecemos trabalhando com as abordagens: Letramento Tecnológico, Resolução Criativa de Problemas e Realização de Projetos.

Porém, por acreditar que outras abordagens também são de extrema importância para a educação do século 21, incluímos na BCCI:

Quando o aluno aprende a se comunicar em diferentes mídias, ele deixa de só consumir o conteúdo e passa também a produzi-lo.

Os momentos online e presenciais da aula permitem que o aluno desenvolva ainda mais sua autonomia na construção do próprio conhecimento.

Assim, o educador tem mais flexibilidade para organizar as aulas durante o ano

Intenção criativa

Entender o contexto
para articular e criar
uma solução, usando
o próprio repertório
de conhecimento.

Curiosidade
artístico-científica

Querer saber sobre
o mundo e expressar
o que aprendeu de
formas diferentes.

Pensamento complexo

Compreender o mundo
ao seu redor de acordo
com a influência de
inúmeros fatores.

Construção
colaborativa

Construir a partir de
fontes, com a ajuda de

e para outras pessoas.

Relação entre a BCCI e a BNCC

A Base Curricular para Cultura de Inovação conversa com as 10 competências gerais que, segundo a BNCC, precisam ser estimuladas nos alunos ao longo da Educação Básica. Essa relação é mais detalhada no diagrama ao lado. Confira!

#na prática

Na prática, o desenvolvimento das competências maker se dá por meio de desafios mão na massa adequados à faixa etária do aluno. Confira como funciona:

Quando o desafio é colocado para o aluno:

  • Usa a tecnologia e o conhecimento que possui a seu favor. 

  • Usa a criatividade para articular e construir soluções.

  • Coloca a mão na massa para desenvolver o projeto.

Para o sucesso do
projeto, ele precisa:

  • Entender a realidade e as necessidades do outro. 

  • Entender e relacionar informações e contextos de forma mais organizada. 

  • Explorar um meio inovante, onde ele pode trocar ideias e trabalhar em grupo.

nossos materiais

Para a aplicação da Base Curricular para Cultura de Inovação, criamos materiais didáticos para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

COLEÇÃO ENGENHOCAS ​

3 a 5 anos da Educação Infantil

Essa coleção conta com:

  • 3 livros com 4 histórias cada
  • Material para o educador
  • Kit Criativo com moldes dos brinquedos a serem construídos
  • 1 livro com toda a matriz curricular da coleção

A criança aprende brincando
e ouvindo histórias

A criança tem
uma experiência digital

A família se aproxima
do processo de aprendizagem

Quer saber mais sobre o Guia do Inovador das Galáxias?
Inscreva-se e peça o seu acesso às plataformas digitais de todas as coleções!

Guia do Inovador das Galáxias

1º ao 4º ano do Ensino Fundamental

O Guia do Inovador das Galáxias vem com: 

  • livro para o aluno
  • livro para o educador
  • cards com os aprendizados do ano
  • montáveis

Letramento tecnológico
de forma lúdica

Aprendizado maker
ligado à BNCC

Plataforma
digital para uma
aprendizagem híbrida

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Coleção Missão Maker

5º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Nessa coleção, você encontra:

  • livro do aluno
  • livro do educador
  • montáveis para os momentos mão na massa

Temáticas maker com
aprofundamento progressivo

O Maker como meio para
a interdisciplinaridade

Plataforma digital para
uma aprendizagem híbrida

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Gostou do que apresentamos e quer saber mais detalhes do nosso material didático?

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“Com o propósito de transformar a educação do Brasil, trabalhamos em parceria com escolas de todo o país. Juntos, formamos pessoas capazes de encontrar sua realização pessoal e construir caminhos que impactam, de fato, o mundo ao seu redor.”

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