#recado

animado

Rede das canetinhas unidas

Olá,

Hoje vamos contar a história das canetinhas Violeta e Azulito, que estavam tristes e sem saber o que fazer com o isolamento social. Mas eles deram o seu jeitinho de matar as saudades. Vamos descobrir como?

#materiais
  •  1 Computador ou notebook
#contexto
VEJA O VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA A HISTÓRIA DE AZULITO E VIOLETA

Descubra quem são essas canetinhas que estão passando por uma situação difícil, mas são capazes de reinventar seu jeito de se comunicar. Apesar de ser muito chato, eles sabem que uma hora isso vai passar e, enquanto esse momento não chega, percebem que juntos são mais fortes. No final, ainda vamos entender um pouco mais sobre a evolução dos meios de comunicação. Vamos lá?

#mão na massa
AGORA CHEGOU A HORA DE PROGRAMAR SEU RECADO, VEJA O VÍDEO PARA APRENDER COMO FAZER
Para Azulito e Violeta, a solução foi uma rede pela qual podiam se comunicar de um jeito único e criativo. E como a gente também pode fazer isso? Nossa ideia é programar uma mensagem especial e animada. Mas não se preocupe, porque escolhemos uma das linguagens mais simples de programação. Para acessar o nosso projeto e ver como ficaram os blocos clique aqui:
#materiais

Passe o mouse aqui para consultar os materiais.

  • 1 Computador ou notebook

Veja um manual de como fazer animações no Scratch clicando no link: Card Scratch

#para vocÊ se inspirar!
#se liga!
  • Essa programação que mostramos é apenas uma sugestão, caso já tenha conhecimentos em programação em blocos, você poderá criar um recado ainda mais elaborado e nos ensinar como fazer ;).
  • Você também pode acessar os cards que a própria plataforma disponibiliza para eventuais dúvidas.
#fica a dica
  • Se você estiver em dúvida sobre onde encontrar os blocos, lembre-se da divisão por cores. Ela é feita para facilitar a localização das ações. Por exemplo, se você quer mexer na cor de algum ator, isso tem a ver com a aparência que são os bloquinhos roxos.
  • Você pode testar o seu projeto a qualquer momento. Basta clicar na bandeirinha verde!
#perguntas frequentes

Para que esse botão apareça, é necessário confirmar o seu e-mail de cadastro. Vá até o seu e-mail, procure a mensagem com o remetente Scratch (se não estiver na caixa de entrada, tente na pasta Spam) e clique no link para confirmar o cadastro.

Programação é uma coisinha difícil mesmo. Qualquer errinho pode fazer com que seu código não funcione. A dica é ficar calmo e voltar ao começo, checando cada bloquinho para ver o que deu errado. E vale também pensar o porquê daquilo não animar, às vezes, é uma ordem incorreta, às vezes, a letra não está selecionada. Essa reflexão pode ajudá-lo a entender melhor essa linguagem tão diferente.

Basta clicar no botão vermelho ao lado da bandeirinha verde.

#missão cumprida!
TERMINE SUA ATIVIDADE E MOSTRE O RESULTADO PARA A GENTE
  • Como ficou o seu recado?
  • A programação é mesmo um bicho de sete cabeças ou deu tudo certo?
  •  Mande aqui no #MissãoCumprida o link do seu projeto pra gente ver e fale também quem foi que ficou com o coração quentinho ao receber o seu recado! 
clique no botão abaixo para enviar sua atividade para o professor:

#compartilhe

com a gente!

Veja o que outros makers estão fazendo também! Compartilhe seu trabalho com a gente!

Família!

Ajude o inovador(a) com a separação de materiais, navegação na página e eventuais dúvidas.